Blog

Dermatologia

Manchas na pele: o que pode ser?

Manchas na pele: o que pode ser?

Você alguma vez se pegou observando o próprio corpo e se perguntou o que algumas manchas na pele podem ser? As cores e o tipo de manchas que surgem são sinais que apontam para tipos diferentes de problema.

Por esse motivo, é fundamental buscar por um dermatologista qualificado e de confiança. É ele quem irá analisar cada mancha e dar um diagnóstico preciso, assim como escolher a melhor forma de tratamento para cada caso, afinal, são muitas as doenças de pele existentes.

Doenças que causam manchas na pele

É importante frisar que existem inúmeras doenças dermatológicas, o que exige uma avaliação especializada para um possível diagnóstico. Porém, para fins informativos, separamos algumas das doenças que causam manchas na pele.

Dermatite

Definida como uma doença genética e crônica, a dermatite apresenta coceira e pele seca como principais características. Contudo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dependendo da gravidade da doença, é possível observar áreas avermelhadas com ferimentos.

Esses ferimentos ocorrem devido à coceira, o que acaba facilitando a contaminação dessas feridas por determinadas bactérias. De modo geral, o principal objetivo do tratamento é controlar a coceira, assim como reduzir a inflamação da pele. Os dermatologistas também indicam o uso de emolientes e hidratantes, uma vez que a pele ressecada é uma das características da doença, melhorando a barreira natural da pele.

Melasma

Condição definida pelo aparecimento de manchas escuras na pele, o melasma afeta em sua maioria as mulheres. A SBD indica que não existe uma causa definida para o problema, no entanto, pode estar relacionado a fatores como gravidez e até mesmo exposição solar.

No geral, os sintomas da doença se caracterizam pelas manchas escuras que surgem na pele, em locais como maçãs do rosto, testa, nariz e buço. Tenha em mente que apenas o dermatologista qualificado pode apresentar o melhor tratamento para a doença, caso contrário o paciente pode apresentar piora do quadro.

Os tratamentos são diversos e a principal orientação para quem sofre de melasma é redobrar as proteções contra raios ultravioleta e luz visível, principalmente durante o tratamento. Além disso, os tratamentos de melasma incluem medidas de clareamento, estabilização e prevenção de hiperpigmentação.

Psoríase

psoríase é definida como uma doença autoimune (quando o organismo ataca o próprio corpo) que causa manchas avermelhadas e descamativas na pele. No geral, é uma doença comum e não contagiosa, ou seja, não passa para outras pessoas.

Além das manchas espalhadas na pele, a doença também pode causar coceira, queimação e dor. É importante destacar que alguns casos são mais graves que outros, contudo, a psoríase tem tratamento que visa o controle da doença, afinal, ela não tem cura.

Tenha em mente que o tratamento da doença vai depender não só do tipo de psoríase, mas também da sua gravidade. Além disso, o tratamento deve ser individualizado, mesmo que o objetivo seja o mesmo: garantir melhor qualidade de vida para quem tem a doença.

Micoses

micose é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, cujos principais sintomas são a coceira, manchas na pele e descamação. Além do que, é um problema dermatológico que pode ocorrer em qualquer área do corpo.

No geral, é uma condição mais frequente no verão, uma vez que o calor favorece o suor e, consequentemente, o aumento das infecções por fungos. Portanto, manter cuidados básicos e diários de higiene podem evitar o risco de contrair micoses, assim como outras doenças que afetam a pele.

Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com a pele no verão. Já o tratamento para as micoses de pele vai depender do tipo de micose diagnosticada.

A importância do diagnóstico para tratamento precoce

Apresentamos somente algumas das doenças dermatológicas que causam manchas na pele. Além dessas, feridas que não cicatrizam e manchas irregulares ou em crescimento também podem ser indício de câncer de pele.

Na presença de qualquer um dos sintomas indicados, o ideal é buscar por um dermatologista capacitado para realizar o diagnóstico. Dessa forma, é possível iniciar o tratamento precocemente, garantindo maior eficácia.

A CLAMED, clínica médica com 30 anos no mercado, oferece mais de 15 especialidades médicas, entre elas a dermatologia. Caso esteja em busca de um dermatologista em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, agende uma avaliação individualizada conosco. Estamos localizados na Rua Lopes de Moura, 108.

Para dúvidas ou agendamento, entre em contato com a nossa equipe. Você também para marcar o seu horário online, se preferir. Convidamos, ainda, para seguir nossa página no Instagram e Facebook. Dessa forma, você pode acompanhar todas as nossas publicações em primeira mão.

Publicado por:

Há mais de 30 anos, iniciamos a história de uma das clínicas mais tradicionais e respeitadas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A CLAMED começou como uma clínica de pediatria no ano de 1991 e, ao longo dos anos, foi se transformando, crescendo e se tornando referência em Santa Cruz como a clínica da família.

Compartilhar: